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DICAS
Atualmente, a forma mais utilizada e tida como eficaz para conseguir novos clientes é por meio do conteúdo. Consequentemente, é indispensável ter textos bem ranqueados no Google. É por lá que as pessoas encontram produtos e serviços. Mas apenas formatar o texto com as técnicas de otimização para mecanismos de busca (SEO) é suficiente? Conteúdo para SEO sem utilidade converte? A resposta é não para as duas perguntas. Contudo, é possível escrever conteúdo de qualidade, sem deixar de lado as técnicas para otimização?
Para chegar no topo das buscas, claro, o conteúdo precisa estar otimizado. Mas o próprio Google já recomendou publicamente que os redatores não percam de vista a qualidade. Não é suficiente apenas o texto ter palavras-chaves, parágrafos curtos, intertítulos e links. O conteúdo é feito paras as pessoas e não para os robôs. Por isso, ele precisa atender as demandas, resolver os problemas. Conteúdo de qualidade é conteúdo útil.
Então você deve estar se perguntando: “como escrever um texto incrível e eficiente?” Dois pontos são fundamentais para produzir um conteúdo de qualidade e que ainda atenda aos requisitos de ranqueamento do Google. Vamos lá, eu explico:
Quando for planejar o seu texto, pense em escrever algo que realmente faça diferença na vida do leitor. Publicidade por si só já não cativa. Os comportamentos de consumo mudaram. Agora, as pessoas querem conteúdos que as ensinem algo, que resolvam uma dúvida, que agreguem valor e que consolidem a marca como especial em meio a tantas outras. Pense no seu produto ou serviço, nos seus diferenciais e qualidades. Apresente isso de forma a ajudar o seu leitor. As pessoas digitam “perguntas” no Google. Ofereça as “respostas”.
É mais fácil ser útil quando você conhece o seu leitor. Por isso você precisa produzir conteúdos voltados para os usuários, que poderão se tornar clientes. O Google quer facilitar a vida das pessoas, entregando a elas o resultado certo o mais rápido possível. Desta forma, se o seu conteúdo não estiver de acordo com as necessidades dos seus leitores, o Google não o entregará. É fundamental entender questões como: que tipo de busca o público-alvo faz? Quais as dúvidas dele sobre o seu produto? Quais os desejos que ele possui?
Esse tipo de análise demanda tempo, mas traz resultados. Vale destacar que conhecer o público deve ser a primeira etapa do planejamento do seu texto. Além disso, ter esse conhecimento ajudará a montar outras estratégias de marketing.
A qualidade está diretamente relacionada ao processo de otimização do conteúdo para SEO, isso porque se você produzir conteúdo de qualidade para o seu usuário, o Google consequentemente irá reconhecê-lo como relevante. Assim, seu texto será bem ranqueado. O segredo é não escrever “qualquer coisa” bem formatada, mas sim, otimizar um conteúdo que já esteja incrível, tornando-o eficiente. Se tiver dúvidas sobre SEO, aqui você encontra dicas bem legais.
Nathália Fiuza
Auxiliar de comunicação da Agência Salt