4 dicas sobre conteúdo para mídias sociais - Agência Salt
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4 dicas sobre conteúdo para mídias sociais

Recentemente, fiz uma live sobre como produzir bom conteúdo para mídias sociais, no Instagram da Agência Salt. A fim de consolidar algumas dicas, confira abaixo sobre os temas mais comentados no pós-live via direct e outros meios. Vamos lá…

1- Estratégia com objetivos

Postar por postar de pouco adianta. É como viver deixando “a vida levar”.

Em primeiro lugar:  sem uma meta, tudo pode ir bem, como pode ser um desastre. Portanto, ao determinar que sua marca terá presença com conteúdo para mídias sociais, escolha qual será o objetivo disso. Ou, os objetivos – no plural. Para isso, recomendo que tenha de 1 a 3 deles.

Portanto, esses objetivos devem ser claros para permanecer como a estratégia vigente, até que se cumpram. Logo, não os deixe no campo das ideias! Tenha-os por escrito.

Ademais, é possível estabelecer metas/prazos. Quando o prazo vence sem sucesso, não é hora de mudar de objetivo (em muito casos), mas sim de reavaliar as táticas aplicadas. Voltando aos objetivos possíveis de se adotar, seguem alguns exemplos:

– Crescimento da própria rede
– Autoridade em determinado assunto
– Obtenção de leads qualificados
– Relacionamento
– Venda direta
– Conversão para site/ligação
– Atendimento

2- Empresa alinhada às mídias sociais

De nada adianta ter um feed lindo, textos informativos e respostas simpáticas aos comentários se…

…na hora em que o cliente adquirir um produto/serviço, ele for mal atendido, não receber a qualidade prometida ou não encontrar o item. Para ficar mais claro, aqui vai um exemplo:

Uma grife de vestidos tem estampas “fofíneas” e um Insta repleto de coisas lindas. Além disso, oferece uma “pegada” pró-mulher. Ótima sacada! Em contraste, o estoque da marca quase sempre oferece peças P e M. Com isso, seguidoras G e GG iniciam uma série de reclamações. Ofendidas, não estavam se sentindo atendidas e respeitadas. Como resultado, muita gente deixou de seguir, de comprar e, pior, de amar a marca. Tudo isso podia ter sido evitado, concorda?! Conclusão: prepare seu negócio para proporcionar exatamente o que promete nas redes.

3- Entrega de conteúdo relevante

Nada de ficar só no superficial. REVELE o que importa!

Portanto, prometeu uma informação? Então a dê! É simples assim. Além do mais, seguidores felizes tendem a se tornar clientes. Quem já se deparou com posts que anunciavam um assunto na chamada, mas na legenda não desenvolviam o tema?! Quer um exemplo? Aqui vai um fictício, mas qualquer semelhança com a realidade é mera coincidência. (risos)

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E os tais alimentos, cadê??? Essa frustração é mesmo de arrancar os cabelos. Dispensa mais comentários.

4- Cronograma de conteúdo para mídias sociais

Finalmente, o famoso “cronograma” é um documento de texto onde o social media vai estabelecer o conteúdo para mídias sociais que deverá ser postado nos próximos dias.

Então, ele pode ser entendido como um dos principais “mantimentos” de um feed  “bem-alimentado”. Isto é, cheio de coisas interessantes, periódicas, sazonais, relevantes, informativas e que AGRADAM ao público!

Certamente, o cronograma pode ser semanal, quinzenal, mensal, bimestral… o que melhor permitir uma boa apuração e redação. Porém, esse prazo depende muito do perfil da cada marca e do(s) objetivo(s) vigente(s). Para isso, cada post é mensurado nesse documento, contendo os seguintes dados:

– Data e hora ideal de postagem
– Editoria (tema ao qual o assunto deve se relacionar)
– Anotações sobre a relação dessa postagem com a estratégia ou campanha
– Orientação de arte para o designer
– Texto da arte
– Legenda
– Enxoval padrão de hashtags da marca (que devem ser verificadas e renovadas de tempos em tempos)
– Hashtags específicas (que também devem ser verificadas)

E, aí? Quer sugerir temas par os novos posts do blog? Deixe seus pedidos aqui nos comentários.

 

Deysi Marques
Jornalista e bacharelanda em Letras. Coordenadora de conteúdo e mídias sociais da Salt.

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