5 dicas para melhorar o SEO do seu site - Agência Salt
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DICAS

5 dicas para melhorar o SEO do seu site

Conquistar o primeiro lugar na busca orgânica do Google é desejo de muitos. Mas, infelizmente, apenas ter uma presença online não é satisfatório para garantir que o seu site, e-commerce ou blog apareçam nas buscas. Conte com o SEO!

O caminho rumo à primeira posição requer uma série de fatores e estratégias. Eles farão o seu site ter ótimos resultados nos motores de busca. Além de um planejamento de comunicação digital, existem técnicas de otimização que podem ajudar seu site. São essas otimizações que chamamos de SEO!

SEO significa Search Engine Optimization ou, em português, otimização para mecanismos de busca. É um conjunto de técnicas e boas práticas para melhorar o rankeamento do seu site, e-commerce e blog nos motores de busca, como Google, Yahoo, Bing e outros.

Se o seu objetivo é fazer o seu negócio ter destaque, autoridade e ser encontrado pelos seus futuros clientes, ter um site otimizado com as técnicas do SEO é fundamental.

Por isso, separei 5 dicas das práticas que utilizamos aqui na Salt:

 

1 – Marketing de Conteúdo e SEO

O Google quer levar o melhor conteúdo para os seus usuários, por isso um dos critérios para selecionar os sites que irão aparecer em primeiro lugar é a relevância.

Por meio dos Googlebot, robôs que rastreiam os sites por algoritmos. O Google localiza quais sites têm conteúdo mais relevante para a pergunta que foi feita pelo usuário.

Produzir textos coesos e pensados para o usuário é fundamental para que o Google localize o seu site. Além do conteúdo em si, existem várias técnicas de escrita que aumentam a relevância dos textos e organizam a informação de forma estratégica (não só para os motores de busca, mas também para gerar mais conversão).

Por isso, é imprescindível que você tenha um blog em seu site. Como dele, você conseguirá fortalecer o contato da marca com o usuário e a importância do seu conteúdo para o Google.

 

2 – Palavras-chave: pense como seu cliente!

Aproveitando que estamos falando de texto, outra dica que é vital para o sucesso do seu site nas buscas do Google é usar as palavras-chave a seu favor.

As palavras-chave são os termos que os usuários usam na busca. Cada tipo de negócio terá um grupo de palavras-chave específico, de acordo com o que o usuário busca. Por exemplo: no nosso caso, os usuários que nos encontram muitas vezes pesquisam por “agência de publicidade em BH”.

É muito importante pensar como o usuário poderá encontrar o seu site nos motores de busca e desenvolver os textos como respostas para eles. Existem ferramentas que ajudam a localizar quais são as palavras-chave mais quentes para o seu negócio, a mais famosa é a Google Key Planner.

 

3 – Title tag no Google Imagens

Aqui teremos duas dicas em uma! Usar palavras-chaves no nome dos arquivos de imagem (como a capa deste post) ajuda a indexar melhor, uma vez que os robôs do Google leem tudo que está disponível no site. Além da busca tradicional, o nome das imagens influencia na busca do Google Imagens.

O que era bom ficou melhor ainda, o Google revelou há pouco tempo uma atualização do Google Imagens. Agora quando o usuário pesquisar por uma imagem, além do nome dela, aparecerá o título da publicação onde ela está inserida. Com essas informações adicionais, o usuário será capaz de identificar, com mais facilidade, o tema da busca e se o site/blog daquela imagem contém conteúdo relevante para ele.

 

4 – Regra dos 3 cliques

Como eu já disse, o Google quer entregar o conteúdo mais relevante de acordo com a pesquisa do usuário. Por isso, além de bem escrito ele precisa ser fácil de ser localizado.

O Google entende que para o usuário é interessante que ele consiga obter a informação que precisa em até três cliques a partir da home. Ou seja, o ideal é que o seu site não tenha um caminho longo até o conteúdo final.

Quanto mais direcionamentos o seu site tiver, mais o Google vai entender que o seu site não é facilitado para o usuário e isso poderá afetar o seu ranqueamento.

 

5 – Mobile

A informação está na palma da mão. O Google penaliza os sites que não possuem versão responsiva, ou seja, que se adequem a outras resoluções, como a do celular.

Então se você está pensando em fazer um site para o seu negócio, ou se você já possui um site sem versão mobile, é fundamental que você procure uma agência que desenvolva o site adaptado.

 

6 – Dica extra!

O Google busca melhorar os resultados, por isso o algoritmo sofre muitas alterações e fica cada vez mais sofisticado. Ficar de olho nas novidades e ter uma agência que dê suporte a essas mudanças é sair na frente na corrida pela primeira posição.

Aqui na Salt, desenvolvemos os sites a partir das boas práticas, alinhando design e resultado. Nossos programadores utilizam técnicas na programação que ajudam no ranqueamento – e deixam o código mais otimizado para ser encontrado pelos motores de busca.

Espero que você aproveite as dicas no seu site! Caso você tenha alguma dúvida sobre o SEO ou queira compartilhar conosco alguma informação, deixe nos comentários.

 

Mariana Martini

Gerente de projetos da Agência Salt

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