blog |
DICAS
Reconhecendo uma característica padrão do profissional de criação web, que é sempre estar atualizado, o time da Salt se orgulha em ter aderido precocemente ao design “responsivo adaptativo”, quando era apenas um conceito – e não regra. Nosso anseio é pensar em funcionalidade duradoura, ou seja, no site no futuro. Estamos sempre em busca de aplicar novas tendências que, lá na frente, serão necessidades. A ânsia em nos adiantar para oferecer o melhor é grande!
Observamos, recentemente, o uso de dispositivos móveis ultrapassar, em acesso, ao de computadores (de mesa e laptops) e isso já é um prelúdio. Mirando nas tendências e novidades anunciadas nos meios mais premiados dos últimos meses, podemos prever e traçar um panorama de conceitos futuros. Chegou a hora de nos antecipar ao mercado mais uma vez. Quer largar na frente conosco? Compartilho abaixo algumas apostas:
2017 foi um marco para a internet móvel. Isso significou uma mudança na forma em que criamos e desenvolvemos os sites, agora mais focados em soluções de usabilidade no mobile. Portanto, para 2018 esperamos sites mais intuitivos e simples de navegar. Eles trarão mais resultados e conversões. O site República das Saias traduz esse conceito muito bem. O uso de smartphones e tabletes só tende a aumentar. Olho nisso!
Animações fazem ideias e interfaces serem mais compreensíveis. Quer facilitar o entendimento de um produto ou serviço? Aposte nas animações, sem dúvida. Em um mundo em que todos têm pressa, as animações são o que há por traduzirem conteúdos complexos e relevantes de forma sintética e rápida. Informa e engaja, ao mesmo tempo!
Percebemos o retorno de GIFs animados, basicamente pelo motivo de compatibilidade com qualquer dispositivo. Seja para dar um toque descontraído em um texto ou até mesmo como parte de um layout. Com a evolução dos navegadores, hoje podemos experimentar animações vetoriais em SVG sincronizadas com a rolagem da página. Em suma, quando bem-feita, as animações podem transformar um bom projeto em um projeto excelente.
Percebemos, no ano passado, um aumento no uso de cores mais chamativas sendo utilizadas por meio das plataformas digitais. E isso não vai mudar em 2018. Quer exemplos disso? Dá uma espiadinha no site da Apple e da Pantone. Nosso departamento de design aposta em explorar ainda mais nas cores para entregar projetos excepcionais.
Chega de “blá blá blá” e vá direto ao ponto. Seja objetivo na home, no sobre e nas abas de serviços. Nada de rodeios! Se quer facilitar a vida do seu consumidor e possível fã de marca, você não quer deixar a vida dele mais difícil. Frases curtas impactam e emocionam mais. Além de ajudarem no design. Serviços não precisam de muitas introduções, mas de descrições. Quer coisa mais entediante que entrar em um site e sofrer para achar o preço de um produto ou os detalhes de um evento?
Sim! Quem ama algo quer ler muito sobre. Mas, convenhamos, até para amarem sua marca, você precisa ter dado informações objetivas sobre ela antes, certo? Nada melhor que deixá-las fáceis de serem degustadas. Então, que tal reservar textos mais longos para um blog? Isso é legal porque além de entregar muito texto só para quem realmente quer, você terá mais uma ferramenta para ranquear melhor nas buscas. Um mundo cheio de bom conteúdo e lotado de palavras-chave se chama: blog!
Conseguiu sentir a nova onda de tendências? Use e abuse dessas dicas. Se você tiver uma opinião sobre o assunto, ela é bem-vinda. Deixe aqui nos comentários. Desejo sucesso para seu site no futuro!
Diego Fernandes
Web master da Agência Salt