blog |
MIDIAS SOCIAIS
Os vídeos têm sido cada vez mais importantes para as estratégias de marketing digital, seja para youtube, IGTV, feed do Instagram e, também, no formato de lives, que se tornaram tão populares durante a quarentena. Mas para alcançar bons resultados, não basta apenas ligar a câmera e começar a falar.
É preciso considerar diversos fatores, como formato, temática e público-alvo. Por isso, antes de gravar um vídeo, seja ele de qualquer tamanho, é essencial construir um roteiro.
Para aprender mais sobre esse assunto, continue a leitura do texto.
Construir roteiros para os seus conteúdos audiovisuais é essencial. É ele que vai orientar toda a produção, desde quem está gravando, até quem for editar depois. A roteirização é um guia. Com ela você evita erros e organiza todo o conteúdo que precisa ser dito, deixando a produção mais assertiva e objetiva.
Por mais que você tenha propriedade sobre o assunto que está abordando, o roteiro é uma ferramenta importante para que não haja nenhum deslize ou esquecimento. Ele também ajuda a não se estender demais, o que pode tirar o foco de quem está assistindo.
Na hora de construir o seu roteiro, quatro pontos fundamentais precisam ser considerados: o público a qual o vídeo se destina, os assuntos que serão abordados, o objetivo da ação e o formato do vídeo, afinal, existem diversas plataformas nas quais ele pode ser veiculado.
Preparamos um passo a passo com cada um desses pontos, confira:
Definir para qual persona o vídeo se destina é o primeiro passo. Isso te ajuda a pensar melhor sobre o assunto a ser abordado e em qual canal publicar, pensado as características e preferências da audiência. Além disso, a definição do público orienta sobre tom de voz e forma de abordagem do conteúdo.
Pense sobre o que você irá falar no vídeo, qual assunto é relevante ou que tem sido mais pedido ou procurado pelas pessoas.
Dica importante: você pode criar um texto de apoio, mas não é interessante que você leia durante o vídeo. Isso vai deixar o material engessado e pouco interessante. Estude antes de gravar e tenha ao seu lado apenas uma lista de tópicos, para não correr o risco de esquecer algo.
Planeje qual é o objetivo do seu vídeo. Sim, toda ação precisa ter uma estratégia inclusa. Pense se o objetivo é atrair mais público para suas mídias sociais, se é engajar os seus seguidores, se é educar a audiência sobre determinado assunto.
Ter clareza sobre o objetivo do vídeo é fundamental para escolher o tema e a forma de abordagem, o que consequentemente contribui para alcançar bons resultados.
Determine qual o formato e em qual canal você irá disponibilizar o vídeo. Isso vai interferir no tamanho do conteúdo e, consequentemente, afetar todo o seu roteiro. Você pode disponibilizar no YouTube ou no Instagram, por exemplo.
Pensando apenas no Instagram, há ainda outras possibilidades com diferentes características, como IGTV, stories, feed, reels e lives.
Os conteúdos que vão para o IGTV podem ter até 60 minutos de duração. Uma característica importante é que os vídeos devem sempre ser gravados na vertical. Você pode, ainda, criar séries temáticas e agrupar os vídeos.
Já os vídeos no feed podem ter, no máximo, 60 segundos de duração. Por isso, você deve preparar conteúdos mais objetivos e com uma informação atrativa logo nos primeiros segundos, a fim de engajar a audiência e incentivá-la a assistir o vídeo.
As lives também podem ter até 60 minutos de duração, mas com o diferencial de serem veiculadas ao vivo, em tempo real. Além disso, depois de finalizadas você pode salvar o vídeo e compartilhar no IGTV.
Outro ponto importante é a possibilidade de fazer a live em conjunto com um outro perfil, as chamadas co-lives. Nestes casos, o roteiro também é indispensável. Assim, vocês ficam mais tranquilos e já preparam a conversa baseado no que foi definido no roteiro, evitando erros ou conteúdos divergentes do objetivo.
O reels é um recurso dos stories que permite gravar vídeos criativos usando áudio, efeitos, dublagens e vários takes em sequência. Uma nova atualização do Instagram agora permite que os vídeos tenham até 30 segundos. Eles podem ser compartilhados no feed, nos strories ou enviados por direct.
O roteiro para vídeos é o primeiro passo para conseguir um conteúdo audiovisual de qualidade e que seja relevante para o público. Para saber ter acesso a mais conteúdos como esse é só continuar acompanhando o nosso blog.