blog |
BRANDING
Alguma vez já pensou em realizar a atualização de marca? O logo de sua instituição deve transmitir o potencial dos negócios que representa. Mas esteja atento ao mundo: atualização, mudança, evolução. Três palavras que definem bem o universo empresarial atual. Então, te pergunto… além de representar bem os seus produtos e serviços, sua marca está bem inserida nas tendências de mercado?
Se você acha que não, está na hora de transformá-la. Ou de atualizá-la. São dois conceitos diferentes de redesign que eu explicarei melhor abaixo. Antes de irmos ao ponto, tenha em mente que não existe “receita de bolo”. Estudar os fatores que interferem em uma mudança de identidade empresarial é o melhor caminho para que a execução seja bem sucedida.
A atualização baseia-se na reinterpretação da marca atual, sem perder a essência. Procura-se manter os tons de cores e a base dos elementos gráficos para continuar transmitindo os mesmos conceitos. A atualização de marca deve demonstrar que a sua empresa continua ligada aos seus valores, porém com um toque de modernidade que explicita o comprometimento com as novas necessidades dos clientes. Que tal um exemplo? Veja a atualização da Starbucks. A marca atual e bem mais moderna, limpa, estratégica, mas a ideia original não foi totalmente apagada.
Uma mudança de marca é necessária quando você percebe que os objetivos da sua organização precisam ser redefinidos de acordo com o mercado. Indicadores como os de comportamento do público, histórico de vendas e de concorrentes devem ser estudados para que uma nova marca seja criada, baseada no seu reposicionamento e na sua redefinição de público, mercado ou atuação. Ao contrário da atualização de marca, a mudança total é um processo de redesign que não se prende aos valores iniciais do seu negócio, necessariamente. Veja o exemplo da Apple. Ainda que a maçã já constasse no desenho de 1976, percebemos que a proposta era completamente outra.
Abaixo você pode confererir dois exemplos de atualizações de marca feitas por clientes aqui da agência. Veja como ficaram mais atuais, mas não perderam a essência:
E, aí? Já decidiu qual rumo sua marca vai tomar? Não fique com medo, grandes nomes de mercado já passaram por uma atualização de marca. Além dos exemplos acima, podemos citar a Coca-Cola, a Budweiser, a Mastercard e muitas outras. É questão de novo posicionamento e sobrevivência! Processos, valores, tendências e, principalmente, o comportamento das pessoas estão em constante mutação. Para que seu negócio resista em meio a tantas mudanças, é necessário estar preparado e flexível para absorver todas as novidades.
Se ainda não está certo sobre uma atualização de marca, pense o seguinte: de que adianta evoluir seus processos, conquistar novos clientes, lançar novos produtos se a sua organização não comunica os avanços por meio da identidade? Para isso, você pode contar com uma agência de design capacitada para desenvolver o trabalho. Lembre-se de que uma atualização da marca é um procedimento complexo, cujo resultado precisa demonstrar evolução e causar impacto positivo no mercado e na sociedade. Revele o crescimento de sua marca ao mundo!
Danilo Camargos
Designer de mídias sociais da Agência Salt