Além do Instagram: 4 redes sociais para divulgar sua marca - Agência Salt
FECHAR
voltar ao topo

blog

DICAS

Além do Instagram: 4 redes sociais para divulgar sua marca

Quando uma marca decide entrar no mundo digital, a primeira rede social que vem à mente do empresário é o Instagram, por atualmente estar consolidada como uma das maiores redes social do mundo e a mais intuitiva, pelo apelo visual. Contudo, vale a pena explorar outras opções de redes sociais para divulgar sua marca.

Embora o Instagram ainda seja um mundo a ser explorado com conteúdos relevantes, há outras redes sociais em franco crescimento. As pessoas estão buscando cada vez mais por imagens, sons e sensações. E não é somente o Instagram a ferramenta capaz de proporcionar tudo isso ao seu público-alvo, em nome da sua marca. Por isso, aqui vai uma lista de quatro outras plataformas para ir além. Confira!

1 – Spotify

O público do Spotify no Brasil é, em dominância, jovem. Do total de usuários, 70% são pessoas idade entre 15 e 24 anos, Dessa forma, a rede social criada em 2008, se tornou um ambiente relevante também para as marcas que estão de olho nesse público. E resposta para “entrar” no Spotify é simples: ENGAJAMENTO. 

Envolva as pessoas que estão em contato com a sua marca oferecendo uma playlist que tem tudo a ver. Confira a da Agência Salt para entender a ideia (e curtir um som!). As pessoas amam quando as ajudamos a se divertirem! Além do mais tem um conceito de marketing sensorial envolvido aqui. Ao ouvir determinadas músicas na sua playlist, as pessoas passarão a associá-las a sua empresa, ao seu negócio, ao seu produto. Demais, né?

2 – Pinterest

O Pinterest funciona como um mural gigante e que pode ser visto por mais de 25 milhões de usuários. Considerada como a terceira rede social mais popular do mundo, o número de usuários engajados é duas vezes maior do que o Twitter. E, dentro desse público, mais de 70% do engajamento com as marcas é gerado pelos próprios usuários e não pelas empresas. 

Dessa forma, sem fazer quase nenhum esforço é possível alcançar o seu lugar na rede e nos corações de seus clientes. Ao “pinar” (é como o “curtir”) algo da sua marca, as pessoas estarão divulgando sua marca para você! Recentemente estive em uma palestra da Pinterest Marketing Expert, Liliane Ferrari. Ela foi enfática sobre a oportunidade ser AGORA. Como ainda não é possível fazer impulsionamentos, a entrega orgânica das redes está funcionando muito! Experimente.

3 – TikTok

Com um público bem segmentado e de maioria adolescente, a rede social TikTok é um fenômeno que vem conquistando muitos usuários em todo o mundo. O seu diferencial é a aposta no humor, por meio de vídeos de até 15 segundos. 

Que tal ganhar gerar uma aproximação público para ganhar o seu público? Com diversos recursos disponíveis, principalmente na edição dos vídeos e efeitos visuais, a TikTok compõe o time das redes que utilizam das sensações e sentimentos para ganhar a afeição do cliente. Crie um perfil por lá e comece a explorar a interação!

4 – Linkedin também é uma das redes sociais para divulgar sua marca

Essa é uma rede social diferenciada. Você sabe por quê? É que ela tem um público mais qualificado. Ou seja, mais aprofundado e interessado. Delimite os segmentos com os quais a sua marca tem interlocução e comece a produzir artigos relevantes. E fale com as pessoas! Responda aos comentários, compartilhe insights, curta publicações e estabeleça conexões. Essa é uma excelente opção para construir relacionamentos com seus clientes, fornecedores, talentos da área e com o mercado de maneira geral.

E aqui tem uma dica de ouro, que aprendi com o jornalista e LinkedIn Top Voice Cristiano Santos. Tenha um perfil interessante, bem estruturado, mas se preocupe também com o perfil dos seus colaboradores. Afinal, eles são o seu time e dizem muito sobre a marca. Se a turma não tiver “apresentável” por lá, ajude-os a arrumar a casa. Será bom para todas as partes.

Reflita sobre o perfil da sua empresa (que tem tudo a ver com o tom de voz), defina o seu público-alvo e veja quais dessas redes sociais podem ser usadas em suas estratégias.Tenha em mente que existem várias redes sociais para divulgar sua marca, além do Instagram.

Gostou deste tema? Se quiser sugerir outros temas para os novos posts do blog deixe seus pedidos aqui nos comentários.

Deysiane Marques
Coordenadora de conteúdo e mídias sociais da Agência Salt

comentários

em que podemos te ajudar?