Buscar inspiração: onde? - Agência Salt
FECHAR
voltar ao topo
FALE CONOSCO

blog

DICAS

Buscar inspiração: onde?


Se está difícil se inspirar, confira como fazemos por aqui

Ah, essa tal de inspiração. Tão necessária, mas, por vezes, difícil de ser encontrada. Segundo as definições dos dicionários, esse conceito está ligado à criatividade e ao lampejo de ideias oportunas, mas também a sugestões e influências. Então é melhor não ficar esperando que ela encontre você. Busque-a! Quer saber como a gente se inspira aqui na Agência Salt? Siga nossas dicas:

1 –  Tenha um caderninho de anotações:

Enquanto ainda não criam um meio de memorizarmos tudo dando um “salvar” mentalmente, anote. Registre ideias, sugestões, conversas ou imagens que tenham, por algum motivo, proporcionado inspiração. Se você é desses que já abdicou de papel e caneta, use o bloco de notas do celular, mas não deixe passar batido aquilo que te chamou atenção. Por vezes, as boas ideias surgem quando não precisamos delas, mas nem por isso elas devem ser negligenciadas. Guarde e uma hora ela será uma solução incrível. Mas não vale só anotar, hein! Vez ou outra, revisite suas anotações.

2 – Quebre a rotina:

Transformamos o que vemos, sentimos e experimentamos em ideias. Mas, se você está funcionando no modo automático, é provável que esteja tão entediado a ponto de não estar fazendo esse exercício de inspiração. Portanto, converse com novas pessoas; assista a um filme que, a princípio, não é do seu gosto; coma algo diferente; troque o trajeto para o trabalho; experimente acordar mais cedo; inicie uma atividade física… tente mudar! Provavelmente você irá se surpreender com a nova carga de ideias.

3 – Observe pessoas e empresas:

Sim, dê uma espiadinha! Aprecie como elas trabalham bem e note o que o como eles fazem. Isso está longe de copiar. Chama-se inspirar! Há tanta coisa boa sendo feita. Vale a pena prestigiar o esforço dos outros, identificar novas técnicas e observar tendências de mercado. Conheça o que o seu nicho produz de bom.

4 – Acesse, leia, veja e escute.

Que tal pedir a indicação de amigos sobre bons portais de discussão sobre a sua área de atuação? Faça uma listinha e eleja um dia da semana para visita-los. Outra atitude indispensável é ler livros sobre teoria e prática da sua atividade profissional. Isso se chama reciclagem e é essencial. Os filmes são excelentes fontes de inspiração audiovisual e, além disso, histórias inspiram histórias! A música é capaz de nos proporcionar concentração ou de dar aquela boa dose de impacto emocional, o que estimula bastante a criatividade – escolha uma playlist adequada.

Ou seja: a inspiração está atrelada à ação. Busque sempre, mas por caminhos diferentes e cheios de boas influências.

 

Tiago Tavares,

Diretor de criação e sócio fundador da Agência Salt.

comentários

em que podemos te ajudar?