blog |
WEB
Após o crescente número de usuários de Smartfones, surgiram os formatos de site responsivo e site adaptativo. Logo, o conceito “mobile-first” veio com força total na nova era da navegação online.
O design responsivo é, resumidamente, o modo como o site responde ao ajuste do tamanho do navegador e aos diferentes dispositivos. E, à partir dele, veio também o conceito de design adaptativo. Mas afinal, qual a diferença entre ambos?
O site responsivo é totalmente flexível, se adaptando a qualquer tamanho de tela, com ajuste de títulos, textos, imagens, ícones e demais itens. Desse modo, o design mantém uma linha harmônica de semelhança, mesmo em dispositivos diferentes. Além disso, o site responsivo ocupa completamente a tela, preenchendo todos os espaços.
Já o site adaptativo funciona por meio de “quebras” no layout, definido em larguras fixas. Ou seja, ao contrário do responsivo que sempre se adapta ao novo tamanho, o adaptativo irá se ajustar somente quando o dispositivo ou navegador chegar ao tamanho de quebra definido.
Por exemplo: Um site é produzido com 1920px de largura, mas ele terá uma quebra de layout quando chegar à 1080px. Logo, entre 1920px e 1081px ele terá exatamente o mesmo layout. Caso o dispositivo tenha 1080px, será exibido um layout diferente, obtendo assim, uma quebra de informações que serão organizadas de outra maneira.
Caso possua um site que não contém versões mobile, o recomendado é utilizar o design adaptativo. Pois, com as quebras de layout em pontos estratégicos, diminuirá a quantidade de adaptações na programação.
Se ainda não possui um site e pretende começar um do zero, o recomendado é utilizar o design responsivo. Dessa forma, você iniciará a programação pensando em todos os dispositivos.
E então, conseguiu pegar a diferença entre o site responsivo e o adaptativo? Se já tem um site pronto e deseja simplesmente adaptá-lo, vai de adaptativo. Caso seja um site novo que será programado desde o início, a melhor opção é o responsivo!
Matheus Fonseca
Gerente de Projetos