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MARKETING
Reputação da marca é um assunto sério, que pode elevar o negócio ou afundá-lo. Entenda no blog como construir a sua positivamente.
A reputação da marca é a opinião que as pessoas têm em relação a uma empresa. É a forma como uma organização é vista pelos olhos do consumidor. Não se trata de algo construído de acordo com a visão de uma empresa sobre ela mesmo. A reputação é baseada em ações e no impacto dessas atitudes na vida das pessoas.
Atualmente, com o acesso à informação facilitado pela transformação digital, as empresas são avaliadas frequentemente na internet. O consumidor agora tem o hábito de pesquisar sobre a marca antes de adquirir qualquer produto ou serviço.
Durante essa avaliação, uma série de quesitos são observados: quais os problemas ocorreram, como foram resolvidos, as principais reclamações, elogios. E não são só questões relacionadas à experiência do usuário. A reputação da marca também é construída a partir do impacto da empresa na sociedade, no meio ambiente. Também diz sobre a cultura organizacional e, até mesmo, sobre as pessoas que a marca se alia.
Ter garantia de estar adquirindo algo de uma empresa com boa reputação é um dos principais, se não o mais relevante, critério no processo de decisão de compra atualmente.
Além disso, a boa imagem de uma empresa é fundamental para conquistar novos clientes, manter um bom relacionamento com os já fidelizados, atrair e reter talentos, afinal, todo profissional tem o desejo de fazer parte de uma organização com boa reputação.
Construir uma boa reputação da marca não é algo simples. Existem pontos cruciais a serem observados, como bom atendimento, serviço prestado de acordo com o prometido, produtos de qualidade, prazos atendidos, múltiplas formas de pagamento, pós-venda dedicado, entre outros.
Tudo que garanta a idoneidade da empresa e a qualidade dos produtos e serviços oferecidos colabora para que a reputação da marca seja positiva. Mas isso é o básico para ser bem visto pelos clientes.
Para se destacar e construir uma nova imagem ou melhorá-la, é preciso desenvolver uma estratégia que conte com as seguintes ações:
– Definição do público correto para a marca: quem são os clientes e como você quer ser visto por eles;
– Planejamento da comunicação: é preciso aprender e saber como explorar todos os seus canais de contato com clientes de maneira inteligente e eficiente;
– Levantamento de dados: procure em canais de avaliações e faça uma análise de como sua marca é vista pelo público. Disponibilize um ambiente aberto e simples para reclamações e sugestões. A partir das informações coletadas você saberá o que está dando certo e o que não vai bem;
– Comunicação interna eficiente e aberta: você não sabe tudo o que acontece. Cada colaborador entende exatamente o feedback negativo de sua área. Faça reuniões para centralizar as informações de todas as equipes e alinhá-las na mesma direção.
Chegamos ao final desse conteúdo e agora você já sabe o que é reputação da marca, sua importância, o que é preciso para estar em destaque e conquistar a fidelidade do público. Para aprender mais sobre gestão de marca, continue no blog.