O que é um relatório de mídias sociais? - Agência Salt
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DICAS

O que é um relatório de mídias sociais?

Que as mídias sociais são canais importantes de comunicação entre empresas e consumidores, não é novidade para ninguém. Mas, a gente que trabalha em social media sabe que é um desafio passar para você, cliente, o valor do trabalho e todo o resultado obtido por meio de um planejamento estratégico. Então, como podemos te ajudar a perceber o seu crescimento nas redes? O relatório de mídias sociais, sem dúvidas, é a melhor resposta para essa pergunta.

O relatório é uma ferramenta que reporta um conjunto de informações, expostas de uma forma dinâmica a fim de mostrar resultados parciais ou totais das publicações em uma rede social. Ele pode ser utilizado para mensurar os resultados do Facebook, Instagram etc. Você pode estar se perguntando: “O que é medido em um relatório de mídias sociais?” Vou te explicar direitinho! Conheça agora alguns pontos importantes do relatório.

 

Número de curtidas e de engajamento

Um reflexo de uma rede social de sucesso são os altos números, seja de novas pessoas a te seguirem/curtirem e a quantidade de interação que você recebe (likes, comentários, compartilhamentos etc.).

Com o relatório de mídias sociais, conseguimos mostrar como foi o crescimento no último mês. Assim, podemos mudar ou aprimorar a estratégia. A sugestão é que esses dados sejam observados por meio dos gráficos comparativos, permitindo notar o aumento do público de forma facilitada.

 

Perfil do público que está se envolvendo

No relatório de mídias sociais conseguimos visualizar qual o público que está te acompanhando. Descobrindo sexo, idade e região dos seguidores, pode-se elaborar estratégias para cativá-los ainda mais, transformando-os em potenciais clientes. Se o público-alvo está diferente do que você almejada para seu produto ou negócio, é hora de mudar linguagem (tanto dos textos, quanto do design).

 

Melhores publicações no relatório de mídias sociais

No relatório de mídias sociais você confere as postagens que mais “bombaram” no último período analisado. Com isso, podemos continuar com as postagens que estão dando certo e fazer uma mudança com aquelas que não tiveram o resultado esperado. Nesse tópico normalmente se nota a importância em investir em fotos de boa qualidade, em produção de bons vídeos e em uma redação bem estruturada. Normalmente os posts que mais se destacam tem essas características: conteúdo relevante, original e bem escrito; foto ou vídeo de qualidade.

 

Você já identificou qual é rede social mais relevante para seu negócio/serviço e começou a produzir conteúdo estratégico? Sim? Ótimo! Então agora é só observar os resultados no relatório e ajustar as estratégicas com seu social media, sempre que necessário. As mídias são fortes canais de comunicação, então, é importantíssimo sempre monitorar os resultados obtidos para usufruir de todo o potencial desses médios para a promoção da sua empresa.

 

Isabela Borges

Social Media da Agência Salt

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