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BRANDING
Quando um negócio começa a ser projetado para entrar no mercado e ser reconhecido por seu público, muitos detalhes precisam ser pensados, principalmente, quanto a imagem que seja transmitir para seus clientes.
Para isso, o primeiro passo é pensar na construção da marca, quais serão as suas cores, seu logo e o melhor, onde ela irá se encaixar. E, todo esse processo é realizado por meio da criação da identidade visual e posteriormente sua aplicação nos projetos de logo, papelaria, redes sociais etc.
Bom, apenas com essa introdução já fica visível que logo e identidade visual não são a mesma coisa. Entretanto, isso não quer dizer que esses dois elementos não estejam interligados, quer ver?
No mercado, identidade visual é um conjunto de signos e componentes visuais que vão buscar dar valor ao seu negócio. Confuso, não? Em outras palavras, a identidade visual funciona como um “enxoval” composto por: qualidade, tipografia, cores, personalidade e sentimentos que, bem escolhidos e associados, buscam fazer que a marca seja reconhecida pelo público e se comunique bem, em qualquer esfera que seja aplicada.
O logo é uma representação visual, com composição de símbolos e palavras que, busca no mercado, identificar uma marca específica e diferencia-la de suas concorrentes. Entretanto, o que é pouco conhecido é o processo por trás da criação de um logo.
Todos os mecanismos vão além do visual, ou seja, eles contemplam conceitos da semiótica, do design e até da psicologia, para que a marca atinja os resultados que espera com o seu mercado consumidor.
Sendo assim, como eu havia dito no início, identidade visual e logo não são a mesma coisa, mas estão interligados. Isso porque, a criação de um logo advém da proposta da identidade visual.
É como se o logo fosse a externalização da identidade visual. Ele deve ser simples, de fácil identificação, mas que contenha as cores, tipos e, principalmente, o sentimento que a identidade visual bica passar para aqueles que terão contato com a marca.
Legal, não é? Mas não se esqueça, a identidade visual pode ser mantida por anos, já que faz parte do que é a marca. Entretanto, o logo é fundamental para demonstrar o crescimento, expansão e mudanças pelas quais a sua marca está passando.
Dessa forma, é recomendado que, de tempos em tempos, ele seja revitalizado. Tudo isso para destacar a confiança, profissionalismo e atemporalidade do seu negócio.