Humanização da marca: por que é importante? - Agência Salt
FECHAR
voltar ao topo

blog

MARKETING

Humanização da marca: por que é importante?

A humanização da marca deixa sua empresa mais próxima dos consumidores e reforça a reputação positiva do negócio. Saiba mais sobre o assunto no blog. 

A humanização da marca é fundamental para estar próximo dos consumidores e fidelizá-los. A transformação digital mudou o comportamento das pessoas. Hoje, empatia e transparência estão na frente de ofertas e promoções. É necessário que exista um envolvimento entre o cliente e a marca para que a compra aconteça.

Com a internet e a tecnologia, as relações comerciais se transformaram e estão, a cada dia, mais próximas, em maior número, mais ágeis. Um link compartilhado ou uma indicação vinda de uma pessoa próxima tem muito mais relevância que um anúncio no momento da compra. 

Por isso, para se destacar e ter sucesso nos negócios, além de estar bem inserida nos meios digitais, uma empresa precisa humanizar sua marca. Continue a leitura e saiba mais. 

O que é humanização da marca?

De forma simples, podemos dizer que a humanização da marca é uma estratégia utilizada para tornar as relações mais afáveis e adaptadas ao público de maneira compreensiva. É buscar clientes por meio da identificação de sentimentos, desejos e expectativas. É estar mais próximo, compartilhando experiências assim como as pessoas fazem entre si.

Humanizar a marca é transformar a imagem da empresa, é operar de maneira amigável, transparente e próxima, focando sempre nas necessidades, objetivos, desejos, problemas e preocupações dos clientes. 

Além disso, é também mostrar a parte humana da empresa e evidenciar que tudo acontece graças às pessoas que investem seus esforços para tornar o sonho de muitos, realidade.

Esse movimento de humanização é possível, por exemplo, ao usar um vocabulário mais afetuoso e convidativo nas postagens, ao compartilhar histórias cotidianas, ao manter-se próximo do público, sempre interagindo. Assim, é possível que os os clientes se identifiquem com a marca em muitos aspectos, se sintam compreendidos por ela.

Pessoas no lugar de robôs

Toda a automação dos processos de vendas ocorrida após a transformação digital, apesar de ter como objetivo otimizar, agilizar, organizar e facilitar os negócios, acabou resultando em um padrão robótico, com respostas padronizadas e impessoais. 

Conforme o tempo passou, isso se tornou um incômodo em vez de conforto e, a humanização da marca, se tornou indispensável para se comunicar e criar boas relações com os clientes.  

A demanda do novo consumidor e a procura por marcas humanizadas

Atualmente, devido ao empoderamento adquirido com fácil acesso à informação, as pessoas ganharam um papel enorme no processo de vendas. 

Antes de adquirir, o consumidor agora pesquisa sobre o produto que deseja, as empresas que o comercializam e seu histórico, como reclamações, elogios, ações a favor ou problemas com a sociedade, meio ambiente, representatividade para grupos específicos, entre outros aspectos.

Antigamente, era comum adquirir algo de empresas não idôneas atraído por bons preços e boas propagandas, por não existir a possibilidade dessas análises. Hoje, os usuários buscam por múltiplas opções e alternativas, com o objetivo de satisfazer necessidades sem romper sua própria barreira de ideais e valores.

O que faz uma pessoa escolher uma marca atualmente é o grau de conexão que foi estabelecido. Se ela se identificou com os valores da empresa, se irá obter o apoio necessário e, o mais importante, se será tratada com respeito e compreensão, assim como todo ser humano deve ser. 

Então, gostou de aprender sobre humanização da marca e como ela é importante tanto para empresa quanto para seu público? Para aprender mais sobre estratégias de marketing digital, continue navegando no blog!

comentários

em que podemos te ajudar?