Dicas para boa experiência do usuário em sites - Agência Salt
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Dicas para boa experiência do usuário em sites

No mundo em que vivemos hoje, é notável que as pessoas passam grande parte do tempo no ambiente digital. Cada vez mais, a busca é focada em plataformas agradáveis, simples e acessíveis. O que irá fazer com que o público permaneça no seu website ou blog depende muito da experiência do usuário. Proporcionar, visualmente, uma boa experiência de navegação pode ser um fator determinante para atrair, encantar e até mesmo fidelizar o cliente.

Quero te propor a seguinte reflexão:

Qual é o diferencial do seu site/blog que atrai os usuários e faz com que eles queiram o seu produto/serviço?

O fato é que queremos “vender”. Mas, temos que observar que estamos diante de vários concorrentes, sejam grandes ou pequenos. E eles estão aplicando técnicas similares. Portanto, a disputa se torna muito acirrada. O que fazer? Precisamos ser diferentes no produto/serviço em si e nos destacar causando uma experiência única e incrível para o usuário, que será seu possível cliente. Essa é a solução!

Contarei aqui algumas artimanhas usadas nas agências de publicidades para proporcionar uma experiência de navegação atraente e eficaz. Com anos de aprendizado e convivência com clientes de diversas áreas em Belo Horizonte, detectamos alguns pontos que usamos para causar não só uma boa impressão aos usuários de nosso site/blog, mas também para gerar resultados (conversão). Confira algumas dicas práticas de como proporcionar uma incrível experiência do usuário:

1) Aparência para a experiência do usuário

É claro que a aparência não é o ponto mais importante para se ter uma boa experiência do usuário, mas ela é essencial. Investir em estética atraente causa uma ótima primeira impressão, além conferir seriedade, profissionalismo e autoridade no ramo em que você está inserido. Quanto melhor e mais atraente for a aparência, mais se garante que a experiência de navegação do usuário será boa. O site da Apple é um excelente exemplo disso.

2) Facilidade

O que garante uma boa experiência do usuário não é só sua boa aparência, mas a facilidade que o transforma o bonito em funcional. Usar botões em destaque, links estratégicos, imagens explicativas… tudo isso facilita a navegação. Auxiliar no acesso às informações é demonstrar que site/blog não é só bonito, mas eficiente – e que funciona de verdade. Isso garante uma boa experiência, que se transformam em potenciais conversões.

3) Estratégia

A experiência do usuário precisa ser estratégica. Por exemplo, colocar um botão “peça agora” é uma estratégia para atrair e converter clientes. Usar o que chamamos de “call to action” de forma a facilitar – mas sem forçar barra! Clique aqui para conferir uma página com botão “solicitar orçamento”. Isso proporciona simplicidade e eficiência. O usuário precisar ser conduzido de forma sutil para clicar no “call to action”. Não é somente colocar um grande botão com uma cor forte marcante… construa um caminho agradável para ele chegar até ali: fica a dica.

4) Conteúdo

O que adianta você ter uma aparência atraente e facilidade de navegação e não tiver um bom conteúdo? A experiência do usuário ficaria incompleta porque ele precisa de conteúdo para permanecer e desfrutar do site/blog. Um conteúdo ruim vai fazer com que o usuário saia da sua página e não se interesse por ela.

 

Para finalizar, pense sempre em unir o design à usabilidade. A experiência do usuário é um fator essencial para seu marketing digital. Mostramos aqui algumas técnicas que aplicamos em nosso cotidiano profissional. Contudo, não se trata de um manual, mas de dicas para você investir em seu site/blog de forma que obtenha resultados e conversões.

 

Filemom Paulo,

Designer e diretor de arte da Agência Salt

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