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MARKETING
Uma marca é inicialmente reconhecida pelo nome. Por isso, essa escolha precisa ser o primeiro passo! Antes de criação de logo, de identidade visual, de ter site e de fazer o registro nas mídias sociais, é preciso batizar a empresa, produto ou serviço. E é claro que isso não pode ser feito de qualquer jeito. Como em tudo no marketing, essa seleção do melhor nome para a empresa precisa ser estratégica!
O melhor jeito de escolher o nome é por meio de um processo profissional, chamado de naming, já ouviu falar? Trata-se de um estudo bastante completo de comunicação, que considera os diversos aspectos de uma nomenclatura. Calma, que já explicarei melhor…
Ao final de toda a pesquisa realizada por profissionais da comunicação, as três melhores opções de nomes são oferecidas ao cliente. Mas até que chegue a essa etapa final, os seguintes passos são minuciosamente perseguidos – não necessariamente nesta ordem:
1- Brainstorming a partir da compreensão do briefing preenchido pelo cliente (nessa etapa, uma centena de nomes são cogitados, ou até mesmo criados);
2- Estudo de termos (semântica, fonética, significado e outros
critérios);
3- Pesquisa básica da concorrência local;
4- Exposição de alguns dos nomes a pessoas que se encaixam no público-alvo da marca;
5- Consulta de disponibilidade junto ao Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI);
6- Verificação de disponibilidade de domínios para website;
7- Defesa (fundamentação dos três nomes apresentados ao cliente, contando quais foram as linhas seguidas);
8- Sugestão de users para Instagram e Facebook;
9- Apresentação ao cliente (momento em que todas as dúvidas são sanadas);
10- Indicação de assessoria jurídica especializada em registro de marcas.
Sabe o briefing, mencionado no primeiro item da listinha acima? Ele faz toda a diferença. Trata-se de perguntas sobre as expectativas e preferências do cliente. Quanto mais detalhado o briefing vier do cliente, mais chances o naming tem de ser um sucesso! Não hesite em relatar o que gosta e, também, o que você detesta! Ok?
Há várias empresas com nomes superlegais que saíram das mentes criativas da Salt, como:
Viverdequê? (projeto sobre vida vegana);
Pratou (comida congelada);
Versato (clínica de especialidades médicas);
Amo Green (curadoria de cosméticos naturais);
Triqué (clínica de tricologia);
Áttimo (Imóveis);
Febras (faculdade);
Sottile (dermatologia e cirurgia plástica).
Quer ver mais exemplos? Em breve teremos uma série de posts no Instagram, revelando as nossas produções, acompanhadas das defesas. Fique de olho por lá e siga a hashtag #namingSalt.
Viu quanta coisa faz parte desse processo de naming? Eu e a minha equipe desenvolvemos um trabalho muito detalhado para batizar as marcas com o nome mais estratégico possível. Amamos oferecer opções que geram a automática identificação do público-alvo. Depois de ter um ótimo nome para empresa, a identidade visual embrulha tudo para presente. Conte com a Agência Salt!
Deysi Marques
Coordenadora de conteúdo e mídia social da Agência Salt