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DICAS
Você ouviu falar em Pantone® e ficou pensando “o que é isso?”, pode ficar tranquilo que nós vamos te explicar direitinho. Pantone® é uma empresa que desenvolve sistemas codificados de organizações de cores, esse é o principal, mas não o único serviço oferecido, ela também se envolve em consultorias de cor e cria tendências. Para você entender melhor como funciona vamos voltar no tempo, mais precisamente em 1963.
Com poucas tecnologias de direcionamento das cores no inicio dos anos 60, muitos erros eram fatais quando a quantidade de tonalidades não eram o suficiente para gerar uma cor específica e a impressão saia com cores erradas. Pensando nisso, a Pantone® começou com um sistema de organização de cores, conhecido como Pantone Matching System ou PMS (Escala de Cores Pantone), que disponibilizava 500 cores no catálogo com o objetivo de diminuir as variações erradas das cores.
Era uma ferramenta inovadora para época e permitia a réplica exata das cores por meio de um sistema de numeração e formato de chip. Esse sistema foi usado principalmente por designers e outros profissionais da área.
O PMS (Pantone Matching System) é o mais usado para gerar cores, e atualmente pode criar vários tons, efeitos metálicos e fluorescentes, inclusive varias tonalidades do CMYK (ciano, magenta, amarelo e preto).
Cada cor tem o seu próprio código e funciona como se fosse a identidade da cor, esse código normalmente é composto por três ou quatro números e uma letra, C ou U. C representa coated (revestido), isso quer dizer que o papel onde a cor vai ser impressa tem um revestimento especial e a letra U vem de uncoated e não é usado nenhum revestimento. Esse detalhe faz toda a diferença no resultado final por isso é bom ficar atento a essas letrinhas.
Anualmente a Pantone® pesquisa uma cor que é tendências mundial e a elege como “Cor do ano”, tudo começou em 1999 com o sucesso do “cerulean”, a cor do ano de 2000, que representa o milénio como um tempo de paz e tranquilidade. E desde então todo ano é apresentado uma cor estratégica como a cor do ano, neste ano não foi diferente, temos a Ultra Violet pra representar 2018, é um tom roxo delicado que já é tendência no mundo todo.
A cor do ano não é escolhido aleatoriamente ou sem critérios, são meses investidos em pesquisas culturais, sentimentos e tendências antes de anunciar uma tonalidade, é uma escolha muito criteriosa que tem uma ampla influencia no design em geral.
Pantone® não foi a única a desenvolver um sistema de combinação de cores, várias outras tentaram mas não são tão conhecidas como a Munsell System e RAL, nenhuma outra conseguiu chegar perto da popularidade e autoridade do Pantone que possui mais de 10.000 padrões de cores que são aplicadas diariamente em vários materiais como impressos, revestimentos, têxteis e etc. Pantone é mais que uma linguagem de cores pra designers, e como nos vimos aqui neste post ele é visto como um ícone da moda, da arte e um símbolo importantíssimo pro design.
Thais Torres
Designer da Agência Salt