Como uma identidade visual pode ajudar a vender mais? - Agência Salt
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Como uma identidade visual pode ajudar a vender mais?

Já reparou que é fácil reconhecer marcas, como a Coca-Cola, Mc Donald’s, Apple e Starbucks? As cores, letras e logos fazem parte do cenário de reconhecimento, apreço e confiabilidade dos consumidores. Por isso, investir em uma identidade visual é primordial para o sucesso de uma organização. Dessa forma, o reconhecimento de uma marca é construído a partir dos detalhes e especificidades perante o mercado. 

As cores, a tipografia e o logo não devem ser escolhidos de forma aleatória. Todos esses critérios passam por um estudo e devem compor uma estratégia, para serem padronizados e gerar encantamento. Isso quer dizer que, a construção de elementos visuais é responsável por criar o conceito da empresa, seus valores e como ela será vista pela sociedade. O nome para tal é identidade visual.

Vantagens da identidade visual

A identidade visual é responsável por padronizar a marca de uma empresa.  Daí vêm todos os benefícios para o crescimento do negócio. Isso, em relação ao público-alvo e, consequentemente, com todo o mercado. Do ponto de vista dos clientes, uma identidade forte gera sensação de pertencimento e confiabilidade. Materiais elaborados dentro de um padrão “enchem” a marca de significado e valor. Além disso, fica mais fácil de fixá-la na memória dos consumidores. Sem contar o mais óbvio:  deixar a marca mais profissional para competir no mercado. 

Quando desenvolver uma IDV?

A identidade visual de uma marca não precisa, necessariamente, ser feita somente para empresas que estão entrando no mercado. Ela pode ser desenvolvida para empresas que já atuam por anos, mas desejam -uma “cara nova”.. Por isso, há o que chamamos de atualização de marca. Ela pode vir da necessidade de representar bem os seus produtos e serviços, renovar-se para datas comemorativas ou se inserir nas tendências de mercado. O importante é não deixar de fazer!

Estratégias de comunicação visual

No desenvolvimento da identidade visual de uma empresa, existem dois elementos que fazem parte de uma cadeia estratégica da comunicação visual: marca e branding. Eles  convergem para realizar uma comunicação estratégica e o posicionamento de marca. Entretanto, apesar da sinergia, eles têm diferenças. Confira:

1 – Marca: existe para identificar e representar produtos e empresas. A marca tem natureza simbólica e cria significados, ideias, identidade, gerando valor.  Valor central, a essência, a “ alma”, um patrimônio de valor, a personalidade de um produto ou empresa. Torna-se uma propriedade das pessoas, visto que elas traduzem a marca. 

2 – Branding: é o gerenciamento da marca. Tem como missão construir e desenvolver, continuamente, significados e valores. As atividades de branding vão desde a determinação do nome, criação do símbolo e até a gestão dos elementos agregados.

Por fim, todos esses outros elementos de um projeto de identidade visual atuam como coadjuvantes da marca para potencializá-la. Então, não se esqueça da importância da identidade visual para a sua empresa e invista nela.

Danilo Camargos
Designer Gráfico

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