blog |
DICAS
Todo projeto, até mesmo fora do design, possui suas expectativas e, acima de tudo, um objetivo. Por isso, uma agência tem o dever de entender todas as necessidades do cliente – com o máximo de detalhes possíveis – para desenvolver as soluções com a maior chance de sucesso. Para que isso ocorra, o cliente também tem o seu dever: comunicar todos os detalhes, preferências e objetivos do projeto. É aí que entra o briefing.
Ele é a primeira e também a mais importante etapa para o sucesso de um projeto. O briefing é realizado antes de qualquer outra etapa que envolva os processos técnicos de criação, para fazer com que o profissional inicie os trabalhos baseando-se nas necessidades do cliente. Ele é, sem dúvidas, a melhor maneira de fazer com que agência e cliente caminhem juntos no mesmo objetivo. Pois permite que as partes se entendam de forma clara.
O briefing não possui uma forma específica para execução. Ele pode ser realizado por meio de uma reunião entre o cliente e a agência (online ou presencial), formulários com perguntas estratégicas ou da maneira que a agência achar mais eficiente.
De forma geral, um bom briefing deve detalhar, de forma clara, alguns pontos:
– Nome do cliente / empresa
– Setor de atuação
– Região de atuação
– Posicionamento de marca (como a empresa é vista atualmente e como ela quer ser vista futuramente)
– Descrição dos produtos / serviços
– Vantagem dos produtos / serviços
– Público alvo (perfil, faixa etária, poder aquisitivo, localidade)
– Dores do público alvo
– Como a empresa resolverá essas dores
– Preferências de identidade visual (estilos, cores e tipografia)
– Orçamento disponível
Contudo, cabe à agência definir quais os tópicos mais relevantes para cada tipo de projeto. A agência deve, também, tratar o briefing como um documento que formalize todos os detalhes para ambos os lados.
Realizar um briefing bem estruturado, portanto, é o primeiro passo para garantir o sucesso do cliente. Ao solicitar um projeto a alguma agência, esteja disposto a realizar o processo de briefing detalhadamente. Lembrando que ele aumentará a assertividade do trabalho e garantirá que as duas partes estejam alinhadas.
Danilo Camargos
Estagiário em Design