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DICAS
O Instagram pode ser um grande aliado quando o assunto é divulgação. Graças a sua capacidade de colocar grandes e pequenas empresas em um mesmo espaço, temos a possibilidade de conectar público a empresa. Usar o layout de forma estratégica pode ser determinante em projeto de sucesso. Mas o que é estratégico para alguém pode não ser o ideal para você (e sua marca). Perfis de Instagram criativos vendem muito: produtos, serviços e posicionamentos.
Para conseguir um bom resultado nas redes, separamos algumas dicas que podem ajudar na hora de criar as suas artes do Instagram:
É importante criar uma identidade visual nos posts. Para isso, aposte em um template padrão com cores, fontes e formas que alinhadas a sua marca. Mas nada de caretice ou mais do mesmo. O segredo é alinhar padrão à criatividade constantemente.
Dicas práticas: escolha uma fonte principal e uma secundária. Use letras legíveis compatíveis com o layout e com a paleta de cor. Por exemplo: template elegante e clássico com fonte serifada e cores sóbrias. Sobre cores, lembre-se que imagens com um único esquema de cores tem uma visibilidade maior do que as que tem uma variedade de cores. Ou seja, nada de exagerar e tentar dar “vários destaques” no Instagram.
O objetivo disso é manter uma consistência visual e ser reconhecido pelo público no primeiro contato com o post.
Quando o assunto é hierarquia de informação, fique atento ao que realmente merece destaque. Foco no que importa! Nada de ficar enchendo o post de informações visuais. Um layout poluído pode desinformar e comprometer toda a estratégia. Você quer desviar o olhar do público enquanto a mensagem que você quer passar está bem ali?
O template padrão, mencionado no primeiro tópico, mantém o equilíbrio das informações e seleciona o que deve (e o que não deve) ir para o layout. Se houver muito texto na imagem, tente limpar e colocar a informação sobressalente na legenda. Deixe na imagem apenas o que realmente vai chamar atenção do público.
Imagens esticadas ou reduzidas no Instagram perdem qualidade e detalhes. O ideal é criar o layout no formato adequado e evitar editar as imagens na hora de postar. Atualmente o Instagram permite que você use três formatos: quadrado, paisagem e retrato. Recomendo a usar a medida quadrada com 1080×1080 px é o padrão otimizado do Instagram. Mas antes de seguir essa dica, analise qual desses formatos está dentro dos padrões do template da sua marca.
Ninguém nasce sabendo tudo sozinho. Se dúvidas e dificuldades aparecerem, peça ajuda. Você pode contratar uma agência para cuidar de tudo para você ou pode separar um (bom) tempo de estudo antes de colocar o perfil no ar. É importante consolidar a sua marca e todo o conceito dela. Só depois disso, pesquisar e planejar sobre como será a sua identidade visual nas mídias sociais.
E não para por aí a fase de pesquisar e aprender. Quem tem um perfil criativo no Instagram para fins profissionais, ou seja, que quer retorno, precisa separar algumas horas, todos os dias, para dar manutenção ao trabalho – e para ficar atento a novos recursos e tendências. Na área de redes sociais, tudo muda muito rápido. Se precisar de inspiração, recomendo esta leitura: Buscar inspiração: onde?.
E, aí? Animado para ter um dos perfis de Instagram mais criativos do seu nicho? Siga as dicas e não se esqueça do mais importante: pesquise muito, seja criativo e original. Desejo que você tenha muito sucesso!
Thais Torres
Designer da Agência Salt