blog |
MARKETING
É extremamente negativo para uma empresa deixar as necessidades do cliente para um segundo momento, logo, o ideal é que os responsáveis pelo atendimento ao cliente consigam colocar, desde o início, a chamada “alma e coração” para o negócio. Isso significa que, ao compreender, desde o primeiro contato, os desejos e expectativas do seu cliente, você está vendendo a sua marca como sinônimo de compromisso, respeito e cuidado e não há quem não goste. Pensando nisso, aqui vão quatro dicas para que você entender a necessidade do seu cliente e dar um “up” nos negócios.
Os melhores negócios acontecem quando o contratado se conecta com o cliente. Por isso, deixe que o cliente converse com você e mostre quais são seus sonhos, o que ele sente quando fala sobre eles e o que espera quando o realizar. Agindo assim, há a colaboração para que este sonho cresça e se torne realidade com a sua empresa à frente. Então, não se esqueça de que contratados extraordinários são os profissionais que depositam as necessidades e expectativas dos seus clientes acima das suas próprias.
Para captar as necessidades de um cliente é preciso manter o foco e saber discernir qual a relevância das informações que lhe são passadas. Para isso, muitas empresas adotam o briefing ou algo próximo disso. Através dele você pode anotar os principais pontos que o seu cliente compartilhou e utilizá-los tanto para o seu discurso quanto para gerenciar o processo de construção do negócio, se preferir, use um software para realizar essa ação.
Tente sempre oferecer um atendimento NOTA 10. Esse tipo de atendimento está diretamente ligado às necessidades do cliente que já te escolheu e tem como objetivo promover o seu encantamento diário. Neste ponto, pode haver a coleta de informações sobre novas necessidades, anseios, sonhos e principalmente ideias de melhorias que podem ser incorporadas. Logo, não deixe de mensurar a relevância deste ponto.
A dica quatro tem a ver com o relacionamento. O que queremos dizer é: nunca deixe de atualizar as necessidades do seu cliente, mostre a ele como ele é importante e sempre o ofereça o primeiro atendimento nota 10 que lhe deu em seu contato inicial.
Livia Bittencourt
Atendimento Agência Salt