10 dicas para um cartão de visita excepcional - Agência Salt
FECHAR
voltar ao topo

blog

DICAS

10 dicas para um cartão de visita excepcional

Em meio a reuniões e network é muito comum as trocas de cartão de visita. E ele pode ser a primeira representação visual da sua empresa. Já ouviu a expressão “a primeira impressão é a que fica”? Ao receber, as pessoas julgarão o visual. É inevitável transmitir uma imagem do seu negócio a partir desse pequeno pedaço de papel. Um cartão bem elaborado expressa profissionalismo e qualidade. Da mesma forma, um cartão mal diagramado pode passar a imagem de amadorismo e baixa qualidade.

Para que você acerte na qualidade do seu cartão de visita, separei 10 dicas para te ajudar nessa tarefa:

 

1) Defina o tamanho apropriado

Algumas pessoas amam se diferenciar, mas acabam abusando e criando materiais em formatos não tão adequados para sua finalidade. Ter um cartão de visita criativo é muito importante, mas você não pode se esquecer para que ele serve. Ele precisa apresentar seu negócio, deixar as informações de contato de forma bem claras e, obviamente, caber no bolso. Uma curiosidade: você sabia que existe até um ISO para padronizar as medidas de um cartão de visita?

Agora, vamos falar sobre o tamanho dos elementos no design, que também é muito importante para garantir a qualidade e um equilíbrio visual. A fonte precisa ter um tamanho que dê leitura, mas que não seja demasiadamente grande, pois pode prejudicar a elegância da peça. O logo precisa ter um tamanho que dê algum tipo de destaque, mas sem ficar apelativo. Tudo em perfeita harmonia para garantir um cartão com qualidade profissional.

 

2) Inspire-se e seja criativo

Criatividade é muito importante para se diferenciar, desde que utilizada com muito bom gosto e coerência com seu negócio. É a criatividade que chamará a atenção das pessoas para seu cartão. Um cartão criativo se destaca em meio aos cartões tradicionais. Uma dica é buscar referencias que te agradam.

 

3) Transmita uma mensagem no cartão de visita

A aparência do seu cartão transmitirá uma mensagem. Se sua empresa lida com público de alta renda e mercado de luxo, a aparência do seu cartão deve comunicar com esse público. Do mesmo modo, se sua empresa é criativa, jovem, inovadora, a aparência deve passar essa impressão.

 

4) Menos é mais, não se esqueça

Seja objetivo e coloque as informações extremamente importantes. Normalmente são inseridos apenas logo, nome, cargo/função, e-mail, telefones, endereço e site. Lembre-se, cartão de visitas não é um flyer da empresa. Economize na quantidade de texto e elementos visuais. Não é só pelo fato do seu negócio ser uma padaria que você precisa usar uma foto de um pão no fundo do cartão de visita. Trabalhar com elementos sutis, que fazem apenas uma alusão ao negócio torna o material mais atraente e aparenta ser muito mais profissional.

 

5) Destaque o que é importante

Cada elemento do cartão de visitas deve seguir uma hierarquia de informação. Dependendo do destaque de cada elemento, você induzirá o leitor a olhar primeiro para uma informação e depois para outra. Normalmente o destaque fica no logo, depois no nome e no meio de contato principal, que pode ser e-mail, telefone ou site etc. Algumas estratégias como posicionamento, cores e alinhamento das informações ajudam nessa hierarquia.

 

6) Um bom logo faz toda diferença

Cartões de visita sempre ficam com mais qualidade quando possuem um logo ou logotipo criado de forma profissional. Ele é o rosto da empresa, e traduz visualmente a personalidade e gera identificação com seu público. Portanto, o logo tem grande peso na aparência de um cartão. Se você não possui um logo criado por profissionais qualificados, essa postura pode dar a entender que sua empresa não se preocupa em realizar seus projetos com a qualidade necessária.

 

7) Use as cores certas

Uma dica muito importante é pensar nas cores de forma estratégica. Segundo a psicologia, cada cor é capaz de gerar uma emoção e transmitir uma mensagem. Por exemplo, o vermelho é uma cor vibrante e estimulante, muito utilizada por empresas do ramo da alimentação, por acreditarem ter um efeito que estimula o apetite. Escolher as cores certas, que tenha a ver com o seu negócio e com seu publico é extremamente importante. Se você tem dificuldade com combinação de cores, alguns sites podem te ajudar, como o Coolors e o Adobe Color CC . 

 

8) Siga uma identidade visual

A identidade visual é o conjunto de elementos gráficos, como logo, cores, tipografia, etc que tem como objetivo representar os valores e ideais do empreendimento e apresentá-los ao cliente. Além disso, a Identidade visual facilita a identificação da sua empresa nos mais variados locais. Se sua marca possui uma identidade visual, é estratégico que o cartão de visitas siga essa mesma identidade.

 

9) Escolha uma gráfica de qualidade

Após seguir todas essas dicas e criar o design do seu cartão de visita, é hora de escolher uma gráfica. A gráfica precisa ter uma qualidade satisfatória, para não prejudicar o resultado final do cartão. Manchas na impressão ou um corte mal feito, por exemplo, podem comprometer a imagem que deseja transmitir da sua empresa.

 

10) Utilize acabamentos adequados

Atualmente existem diversos tipos de acabamentos gráficos para um cartão de visita, como laminação fosca, laminação brilho, verniz localizado, hotstamping, alto relevo, baixo relevo, cortes especiais e muito mais. Utiliza-los de forma estratégica e sutil pode valorizar muito seu cartão de visitas.

 

Deixo abaixo alguns modelos de cartão de visita supercriativos para você se inspirar:

 

 

 
Tiago Tavares,
Publicitário e sócio-fundador da Agência Salt 

comentários

em que podemos te ajudar?