Qual é a mídia social mais relevante para o meu negócio?
FECHAR
voltar ao topo
FALE CONOSCO

blog

POSTS

Qual é a mídia social mais relevante para o seu negócio?

Que as mídias sociais são um canal importante de comunicação entre empresas e consumidores, não é novidade para ninguém. Mas existe uma dúvida comum: qual é a rede mais relevante atualmente? Se eu tiver que escolher uma única para meu negócio estar presente, como essa escolha deve ser feita?

A estratégia que parece mais óbvia é analisar a quantidade de usuários presente em cada uma delas. Nesse quesito, o vencedor é indiscutível: o Facebook ultrapassou a marca de dois bilhões de usuários ativos em todo o mundo. Mas a questão é um pouco mais complexa.

A mídia social mais importante para o seu negócio depende de vários fatores. O principal é entender qual o tipo da sua empresa, quem é o seu público e onde ele está. Mesmo que o Facebook seja, provavelmente, a rede mais abrangente, seu cliente pode estar mais disposto a interagir no Twitter ou Instagram, por exemplo.

Listamos 3 dicas para você descobrir qual é a mídia social mais adequada para o seu negócio. Confira abaixo:

1. Saiba em quais mídias sociais seus concorrentes investem

O primeiro passo é pesquisar bastante os perfis das mídias sociais dos seus concorrentes. Veja em quais eles estão presentes, quais geram mais engajamento e quais o público considera mais relevante. Depois disso, analise as formas de interação e quais os prováveis motivos do sucesso ou fracasso dos seus concorrentes nas redes. Mídias sociais de parceiros e fornecedores também podem servir como uma boa dose de inspiração.

2. Conheça e entenda as possibilidades

Mídias diferentes permitem linguagens e tipos de publicações diferentes. O Instagram, por exemplo, não permite posts sem imagens. Se o seu negócio é muito visual, ele é uma ótima rede para investir. O Twitter, que permite apenas mensagens curtas (até 280 caracteres), é usado para conversas mais diretas. Analise seu negócio e saiba qual tem mais ligação com sua proposta e suas necessidades.

3. Seja fiel à personalidade da sua marca

Sua marca já possui uma personalidade, mesmo que você não saiba. Ela é moldada pelo grupo e não necessariamente pela figura do líder ou diretor. Identifique-a e use-a para definir o tom das conversas nas redes.

No fim das contas, não existe uma única mídia social relevante para todos os tipos de negócio. Mesmo redes mais específicas podem ser usadas de maneira criativa e trazer resultados incríveis. O principal é saber que gerir perfis empresariais exige tempo e esforço e os resultados podem não ser imediatos.

No entanto, as mídias são fortes canais de comunicação. Elas permitem divulgação de produtos e serviços de uma maneira mais democrática do que acontece nos meios de comunicação tradicionais. Além disso, podem dar uma visibilidade incrível para sua marca.

E aí, qual a rede específica para o seu negócio? Deixe sua resposta nos comentários. =)


André Jota

Estagiário de Mídias Sociais na Agência Salt.

comentários

em que podemos te ajudar?