Como criar estratégias de marketing digital do zero? - Agência Salt
FECHAR
voltar ao topo
FALE CONOSCO

blog

POSTS

Como criar estratégias de marketing digital do zero?

Mudou bastante, de uns tempos para cá, o relacionamento entre mercado, marcas, produtos e clientes. Uma pesquisa da Fundação Getúlio Vargas (FVG), publicada no 1° semestre de 2017, estimava que no Brasil haveria um smartphone por pessoa até o fim do ano. Isso significa que os usuários de internet também aumentariam, dando às empresas uma chance de alcançar cada um desses usuários, por meio das estratégias de marketing digital.

É de suma importância entender o seu nicho de mercado e saber o público-alvo que você quer atingir. Conhecendo tal público, fica mais fácil e interessante traçar as estratégias para o seu marketing digital, alcançando-os e transformando-os em leads e negócios.

Eu listei cinco dicas para te ajudar a planejar suas estratégias para um marketing digital eficaz. São elas:

1- Esteja antenado

Conhecer as mídias sociais mais usadas no momento é o primeiro passo para começar no mercado online. Pesquise o que cada uma faz e qual finalidade tem. Estude as estratégias usadas para a captação de clientes.

2- Conheça o seu público

Você precisa conhecer os seus clientes, quais são os seus gostos e suas necessidades. Direcionar suas estratégias de marketing digital de forma exata para eles te dará uma vantagem extra sobre os seus concorrentes. Para conhece-los, você pode usar pesquisas de mercado.

3- Estruture-se

Agora que você já conhece as ferramentas usadas pelos gigantes do mercado e também conhece o seu público, você pode, de forma criteriosa, adotar as mídias sociais mais relevantes para seu negócio. Atenção! Aquele ditado que “menos é mais” faz todo o sentido quando falamos de marketing, pois muitas pessoas acham que o fato de estar presente em todas as mídias sociais fará com que a sua marca seja percebida. Mas, na verdade, você precisa medir esforços para focar, de forma objetiva, em estratégias de marketing digital que farão com que os seus clientes o percebam verdadeiramente.

4- Atraia com as estratégias de marketing digital

Atração é a palavra-chave para as estratégias no marketing digital. Ao contrário do marketing tradicional feito em Outdoor, TV, rádio etc., é necessário atrair o seu consumidor em potencial com conteúdos relevantes. Tenha em mente que, sem conteúdo de primeira, o seu negócio não decolará no mundo digital. Construa estratégias com textos que realmente são atraentes para o público que você quer atingir. Faça o exercício de pensar sempre no que é atraente para você e para as pessoas ao seu redor, caso se assemelhem ao seu público. Não seja tímido! Teste com as pessoas próximas a você.

5- Mensure

Você precisa mensurar se as suas estratégias de marketing digital estão dando certo, ou não. Use ferramentas grátis, como o Google Analytics, por exemplo. Você precisa saber o que está funcionando bem para continuar incrementando. E o que não está dando certo, para mudar de abordagem. Entenda uma coisa: analisar é essencial para elaborar boas táticas e fazer o seu negócio decolar.

Pronto! Agora você pode começar no mundo online, mas não acaba por aqui. Todo esse processo se renova ao fim de cada estágio. Conte conosco para te ajudar nessa empreitada! Gostou das nossas dicas? Deixe seus comentários abaixo!

 

Livia Bittencourt
Atendimento da Agência Salt

comentários

em que podemos te ajudar?