O padrão de beleza masculino é mais tolerante em relação à presença de rugas, sulcos e manchas em relação às mulheres. No entanto, para a manutenção de uma pele masculina jovial, três itens são importantes:
1) Cuidados com a superfície da pele: cor, textura e luminosidade devem ser cuidados diariamente com o uso de cremes, ácidos e combinações de determinados procedimentos estéticos. Como a maioria dos homens não gosta de assumir que está fazendo qualquer procedimento na pele, o recomendado é que sejam realizados tratamentos pouco agressivos e não descamativos.
2) Cuidados com rugas de expressão: diferentemente das mulheres, a posição das sobrancelhas dos homens deve estar retificada e a permanência de rugas fixas superficiais na testa e entre as sobrancelhas são, de certo ponto, desejáveis, já que representam a masculinidade. Por isso, o uso de toxina botulínica nestas regiões tem como objetivo apenas suavizar as linhas de expressão e não aboli-las completamente.
3) Reforçar o terço inferior da face: tratamentos que deixam o queixo mais quadrado e os ângulos da mandíbula mais proeminentes são extremamente indicados para realçar a beleza masculina. O rosto quadrado representa a força, masculinidade e poder dos homens. Para isso, é recomendado o uso combinado da Toxina Botulínica e de preenchedores cutâneos, a fim de definir melhor o contorno facial masculino.
Encontrar o equilíbrio com o uso de injetáveis é o maior desafio para o profissional no tratamento da pele masculina. Torná-los mais belos e manter a masculinidade é o objetivo de qualquer procedimento e, para isso, é fundamental que o Dermatologista seja especialista no assunto.
Texto: Dr. Mauricio S Sato |CRM-PR 20.154